PanoraMix#49 | Autônomos, educação, palitinhos, obsolescência e crianças que não sabem segurar um lápis

PanoraMix é minha curadoria semanal com artigos e análises sobre como  a transformação digital está impactando negócios e sociedade.

Cadastre-se para receber semanalmente por email. É grátis 🙂

Cadastre-se para receber a PanoraMix semanalmente


Os desafios dos veículos autônomos

transporte | sociedade | tecnologia

Os desafios para tornar veículos autônomos uma realidade são enormes, e a parte tecnológica talvez seja o mais fácil deles. Os mais difíceis são aqueles que envolvem gente, infraestrutura e leis.

Gente envolve desde a evangelização dos possíveis usuários quanto à segurança desse tipo de veículo, uma tarefa para o marketing, até a sua satisfação pelo serviço prestado, a famosa UX ou experiência do usuário. O usuário não só tem que se sentir seguro, tem que chegar com conforto no destino certo.

Para que a experiência do usuário seja decente, a infraestrutura de cidades e estradas tem que estar preparada para receber veículos que circulam capturando e interpretando em tempo real informações do ambiente físico. Para que seus sensores funcionem, ruas e estradas devem estar em dia com a sinalização vertical – placas, sinais e semáforos –  e horizontal – faixas, setas e textos pintados no asfalto. Fazer e manutenção e padronizar a informação é o mínimo que um veículo autônomo precisa para poder entender o que está acontecendo à sua volta.

O terceiro e talvez mais complexo desafio é atualizar a legislação de trânsito para suportar veículos sem motoristas. Se em países mais evoluídos já não é fácil, imagine por aqui onde carros automáticos ainda não servem para exames de motorista. Mudar leis significa quebrar paradigmas e interesses e isso pode levar muito tempo para acontecer.

Dois exemplos que como essa transição vai ser complexa e demorada:

  • Brasil não está pronto para carros sem motorista. Importados chegam aqui com seus sistemas autônomos desligados (Estadão)
  • Homem preso por “dirigir” bêbado um Tesla em modo autônomo (ifscience)

Outros exemplos de como ela vai acontecer de qualquer maneira

  • Empresa cria frota de 150 caminhões autônomos que irão cortar 400 empregos (Financial Post)
  • Volkswagen vai interconectar todos os seus carros na Europa a partir de 2019 (CNet). Isso quer dizer que os carros vão “se falar” e trocar informações sobre trânsito, manutenção, etc.
  • Tesla já vende mais do que Mercedes e BMW na Europa (Observador)

Para encerrar, um guia completo sobre veículos autônomos produzido pela Wired que vai tirar todas as suas dúvidas.

Crianças, tablets e os lápis

educação

Talvez você também tenha notado que os jovens hoje, quando completam 18 anos, não têm mais a mesma premência de tirar uma carteira de habilitação como acontecia em gerações anteriores. Dirigir é uma habilidade que não está mais sendo percebida como necessária para a vida. Mas saber segurar uma caneta ainda parece importante, certo?

Acontece que, com a disseminação da tecnologia, pediatras têm constatado que nossas crianças estão entrando na escola sem a força física nem a destreza manual para segurar um simples lápis que tinham as crianças de dez anos atrás.

“É mais fácil dar a uma criança um iPad do que encorajá-la a fazer “musculação” construindo com blocos, cortando, puxando e esticando com brinquedos e cordas. Por isso, elas não estão desenvolvendo as habilidades subjacentes fundamentais que precisam para segurar um simples lápis “.

Assustador. Leia a matéria no Guardian.

Obsolescência digital

tecnologia

Quando você compra um carro ou uma faca imagina que irá poder utilizá-los até o fim de suas vidas úteis independentemente de se o fabricante permita ou não. Com produtos digitais, mesmo de hardware, a coisa pode ser bem diferente.

A Apple anunciou ontem que vai suspender o acesso ao ITunes – sua loja de conteúdo digital como música, filmes e livros – daqueles dispositivos mais antigos como os da primeira geração da Apple TV e de sistemas Windows Vista e XP. Isso quer dizer que seus usuários terão que atualizar hardwares e softwares se quiserem continuar utilizando o iTunes. A empresa da maçã diz que questões de segurança fazem essa atitude necessária. (The Verge)

Pensar que a vida útil de qualquer coisa adquirida pode vir a ser controlada pelo fabricante não parece muito bacana, mas ao mesmo tempo fica difícil não entender que o mundo evolui e algumas coisas têm que ser deixadas para trás. A diferença é que não é o tempo que decide a obsolescência. Ou é?

Com carros também?
Será que com carros, considerados bens, mas cada vez mais dependentes de softwares para funcionarem, irá acontecer a mesma coisa? Vamos ter que trocar para poder continuar usando?

Segundo o chefe de design da Toyota essa pergunta não cabe pois ele está preparando sua empresa para um futuro no qual carros não serão propriedades nem produtos de massa. Ele acredita que o que hoje conhecemos como carros irão se tornar caixas genéricas sobre rodas, com múltiplos usos e compartilhadas e também veículos de alto luxo apenas para uma elite. Assim, segundo essa tendência que não é somente da Toyota, o usuário comum dos veículos no futuro não terá que se preocupar com sua obsolescência. (Reuters)

Mas e as facas, hein?

A nossa comunicação

sociedade

A New  Yorker é das mais importantes revistas americanas e seus cartuns são famosos por captarem a essência do comportamento da sociedade. Esse aqui fala da evolução da comunicação…

PanoraMix é minha curadoria semanal com artigos e análises sobre como  a transformação digital está impactando negócios e sociedade.

Cadastre-se para receber semanalmente por email. É grátis 🙂

Cadastre-se para receber a PanoraMix semanalmente

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s