PanoraMix#43 | A novíssima TV

PanoraMix é minha curadoria semanal com artigos e análises sobre como  a transformação digital está impactando negócios e sociedade.

Cadastre-se para receber semanalmente por email. É grátis 🙂

Cadastre-se para receber a PanoraMix semanalmente


HQ Trivia e Mosaic são a nova TV (por enquanto), Adidas para andar de metrô, assinatura de consultas médicas


A novíssima TV

mídia | entretenimento

Você já leu diversas vezes aqui que a TV como conhecemos está em vias de extinção. As evidências disso já nem passam mais somente por Netflix e TV on-demand tipo HBO Go e Globo Play. Dois novos aplicativos estão mostrando como a tecnologia pode transformar completamente a experiência de assistir algo que lembra muito a TV, pois utiliza elementos e formatos conhecidos, mas vai muito além dela, principalmente em matéria de interação.

Mosaic
A série de TV Mosaic, desenvolvida para a HBO pelo diretor de cinema Steven Soderbergh, por enquanto existe somente em formato de aplicativo. Nela o assassinato de uma celebridade é narrado de forma linear, mas pode ser acompanhado pelos pontos de vista de diferentes personagens escolhidos pelo espectador num formato de múltiplas perspectivas. Ao contrário de outras iniciativas nas quais o espectador interfere no desenrolar da história, em Mosaic a narrativa não muda, mudam apenas os pontos de vista.

Soderbergh diz que “Narrativas ramificadas existem desde sempre, mas a tecnologia agora permite, eu espero, uma forma mais elegante, intuitiva de engajamento do que costumava ser possível”. O Nexo tem mais detalhessobre a série que vai ser lançada também na TV, nos pontos de vista escolhidos pelo diretor, em 2018.

HQ Trivia
Game show de perguntas e respostas é um dos formatos mais antigos e de sucesso na TV. O aplicativo HQ Trivia é dos mesmos criadores do Vine, app de vídeos curtos, e traz para o celular um programa de trivia com prêmios e, pasmem, transmissão ao vivo em horários fixos.

Cada jogo é uma transmissão em tempo real com o apresentador fazendo perguntas que vão crescendo em dificuldade ao longo do programa. Você tem que estar com o app aberto no celular na hora que o show começa para responder as perguntas. Se errar sai do jogo. Aqueles que responderem corretamente todas as perguntas dividem um prêmio de US$ 10.000.

Contrariando os novos dogmas de consumo de TV que dizem que o certo é o espectador escolher a hora que quer assistir seus programas, o HQ Trivia retoma o horário fixo da “antiga” TV e o aplica num app de entretenimento apenas para smartphone. Isso mostra que nem sempre o novo precisa ser novíssimo para dar certo. No caso do HQ, muito certo já que cada edição do show vem atraindo 100 mil participantes ativos o que, por sua vez, atrai anunciantes e patrocinadores. O Nexo também tem matéria com mais informações e detalhes sobre o app que pode ser baixado no Brasil apenas para Android.

Tênis feitos para andar, de metrô

moda | transportes

Na PanoraMix Especial Moda mostrei que a essa indústria tem se aproveitado bastante das novas tecnologias que permitem produtos personalizados ou em pequena escala. Lá também falei sobre parcerias que seriam esdrúxulas em outros tempos, mas que hoje fazem sentido como a do Google com a Levi’s.

Outra parceria esquisita que se utiliza fortemente da tecnologia para ser viabilizada foi apresentada essa semana em forma de um tênis. A Adidas e a BVG, empresa que administra o os transportes públicos de Berlim, se uniram para criar um tênis que possui na lingueta um chip que permite que o usuário utilize ilimitada e gratuitamente trens, metrô, bondes, ônibus e ferrys por um ano.


Apenas 500 pares de tênis serão fabricados. Eles possuem estampas inspiradas nas padronagens dos assentos dos trens e metrôs da cidade e irão custar 180 Euro. Para você ter uma ideia, o bilhete anual do metrô na cidade custa 730 Euro.

Ao contrário do Brasil, em Berlim não há catracas no transporte público, o usuário valida sua passagem de forma voluntária e está submetido à fiscalização – modelo igual ao VLT no Rio. Por isso o chip é muito mais uma garantia de que o tênis não é uma falsificação e pode ser lido pelos scanners dos fiscais do que outra coisa. Muito legal pagar menos e poder entrar em qualquer transporte público sem precisar comprar passagem. E com muito estilo.

Novos modelos comerciais em serviços de saúde

negócios | saúde

Com os crescentes custos dos serviços de saúde pública e privada no mundo todo, torna-se necessária a criação de novos modelos que atendam parcela específicas da população que buscam por algum tipo de cobertura que não encontram no mercado ou, quando encontram, não podem pagar. Com seus novos modelos de negócios, a nova economia vem influenciando e mostrando novos caminhos para a solução desta e de outras questões. Vejam só.

Nos EUA algumas clínicas que não estavam satisfeitas com os valores pagos pelos planos de saúde estão passando a oferecer aos pacientes assinaturas mensais de consultas ilimitadas que cobrem a maioria dos serviços que eles normalmente precisam de um clínico geral e de algumas emergências mais simples.

Adotada principalmente por pediatras e médicos de família, a assinatura custa cerca de US$ 80 por mês por serviços que incluem consultas ilimitadas, atendimentos em casa, check-ups anuais e descontos na compra de medicamentos e exames de laboratório. Além disso, ao contrário dos médicos de planos que precisam atender rapidamente os pacientes, esse novo modelo permite um atendimento mais personalizado e atento. Tudo por um valor fixo mensal e recorrente.

Black Bag é uma dessas clinicas que adotaram o modelo e explica as vantagens no vídeo abaixo. É menos que um plano de saúde completo e mais do que apenas consultas avulsas.

Novos negócios na área de saúde são dos temas mais quentes na nova economia. Aqui mesmo já tratamos do Dr. Consulta, iniciativa brasileira que atende quem não tem plano de saúde , mas não está disposto a ser atendido pelo SUS. Iniciativa como a Black Bag são uma evolução disso. Quem sabe chega por aqui também?

Pouco cacique para muito índio

tecnologia

Muito papo e pouco conteúdo é típico desses momentos.

PanoraMix é minha curadoria semanal com artigos e análises sobre como  a transformação digital está impactando negócios e sociedade.

Cadastre-se para receber semanalmente por email. É grátis 🙂

Cadastre-se para receber a PanoraMix semanalmente

Um comentário sobre “PanoraMix#43 | A novíssima TV

  1. Pingback: PanoraMix #46 | Alimentação, Mídia, Saúde, Sexo com Blockchain | Paco Torras | PANORA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s