PanoraMix#41 | Tendências, previsões e férias!

PanoraMix é minha curadoria semanal com artigos e análises sobre como  a transformação digital está impactando negócios e sociedade.

Cadastre-se para receber semanalmente por email. É grátis 🙂

Cadastre-se para receber a PanoraMix semanalmente


Férias, explicações e previsões

tecnologia | negócios

A PanoraMix vai sair de férias esse final de ano voltando em janeiro com a corda toda. E como todo fim de ano é o momento de fazer previsões (alguns fazem também resoluções e promessas) separei aqui o que alguns dos principais videntes estão prevendo em matérias de tecnologia, negócios e sociedade para o ano que vem. Se você não aguentar de saudades, pode seguir o Facebook do Panora onde vou continuar publicando alguma coisa.

Mas, antes das previsões, dois vídeos para te ajudar a entender duas das tecnologias que vamos ver e falar bastante não só em 2018:

A primeira você deve ter ouvido falar muito em 2017 quando um Bitcoin, a moeda virtual mais pop do momento, atingiu a cotação de $10.000 mês passado. A tecnologia que suporta o Bitcoin e outras moedas virtuais é a Blockchain. No vídeo abaixo ela é explicada em cinco níveis de complexidade – de crianças até experts. Se mesmo assim não ficar claro para você, não se preocupe. Você não vai estar só. (Em inglês, mas você pode escolher legendas automáticas em português)

A segunda é ainda mais complexa: Computação Quântica. Trata-se de uma nova forma de tratar a informação digital para além do 0 e 1 que todos vimos no filme Matrix. Com a computação quântica a informação ganha uma nova camada que multiplica muito as possibilidades de processamento. As aplicações são inúmeras, muito além da ciência e muito perto do dia a dia de empresas e negócios. O vídeo abaixo, apenas em inglês, tenta explicar como ela funciona e como pode nos ajudar.

Agora, as previsões.

Marketing
Se você trabalha com marketing online, a Social Media Today tem 10 previsões nessa área para 2018. Desde coisas que a gente acompanhou esse ano, como comandos de voz e chatbots, até realidade aumentada, o foco previsto é cada vez mais na experiência do cliente.

Edutech
Aqui não são exatamente previsões, mas tendências que vingaram em 2017 e irão a crescer na área de tecnologia para educação em 2018 e além. A TNW levantou quais foram e serão.

Tecnologia
Já a Gartner, uma das maiores consultorias do mundo como todo ano, faz suas previsões na área de tecnologia e negócios. Lá estão comandos de voz, moedas virtuais e fake news. Leia na Forbes que as classificou como boas, más e óbvias.

Transformação Digital
Outra consultoria, a IDC, faz previsões mais abrangentes, tratando a transformação digital como um todo (tecnologia, processos, cultura, etc.) e acha que em breve “todas as organizações digitalmente transformadas vão gerar pelo menos 45% da sua receita em modelos de negócio baseados em “Futuro do Comércio”. Leia a matéria em português na Computer World.

Tendência, previsão e modinha
Carl Rohde é um dos principais caçadores de tendências do mundo. Nessa entrevista para a Época Negócios ele fala de como as relações estão mudando na sociedade e no trabalho e responde uma pergunta que sempre me faço quando escrevo a PanoraMix: como diferenciar uma tendência de uma modinha?

Sete documentários para assistir no fim de ano

entretenimento

Se você, como eu, vai tirar umas férias esse mês, mas, como eu, não consegue desconectar totalmente, aqui vão sete sugestões de documentários sobre tecnologia e seus impactos na sociedade para assistir na Netflix e começar o ano conhecendo um pouco mais sobre como pessoas e empresas moldaram o mundo que estamos vivendo. A lista é do Canaltech:

Silicon Cowboys –  A história da Compaq.
Atari: Game Over – É isso.
Banking on Bitcoin – O documentário ajuda aos leigos a entender como moeda nasceu, fraudes e escândalos.
Eis Os Delírios Do Mundo Conectado – O diretor Werner Herzog decidiu investigar nossa dependência da internet neste documentário, que vai atrás dos efeitos provocados pela web.
Dark Net — Rede Sombria – Esta é uma série documental que explora a deep web, a internet onde o anonimato impera e as atividades nem sempre são legais.
Codegirl – O filme acompanha a trajetória de grupos de garotas do ensino médio de várias partes do mundo, Brasil incluído, numa competição de programação.
Steve Jobs — O Homem e a Máquina –  É ele.

Feliz natal!

música

Aproveito e já deixo logo minha mensagem de natal junto com uma das famílias mais musicais da história, os Marsalis, e alguns amigos. Nos vemos em 2018, até lá.

PanoraMix é minha curadoria semanal com artigos e análises sobre como  a transformação digital está impactando negócios e sociedade.

Cadastre-se para receber semanalmente por email. É grátis 🙂

Cadastre-se para receber a PanoraMix semanalmente

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s