PanoraMix – #01

PanoraMix é uma newsletter enviada semanalmente aos meus assinantes. Cadastre-se aqui.


A SEGUNDA TELA NÃO É MAIS AQUELA

Mídia

Partidas de futebol e outros esportes sendo transmitidas ao vivo, de graça pelas redes sociais mostra o enorme desafio que a TV como a conhecemos já está enfrentando. O espanhol La Vanguardia conta bem essa pequena revolução que está acontecendo enquanto você zapeia no sofá de casa. Um caso recente no Brasil foi o clássico Atletiba no Paraná que, após não aceitar as condições comerciais oferecidas pela TV Globo, decidiu transmitir o jogo de graça pelo Youtube. Foi quando a Federação Paranaense de Futebol apareceu e encontrou uma forma de impedir a transmissão pela internet. A partida acabou não acontecendo. O UOL conta a história em detalhes.


QUEREM MATAR A AUTOMAÇÃO, OU PELO MENOS ATRASÁ-LA

Trabalho

Você já sabe que se um robô puder fazer o seu trabalho, ele fará, certo? Robôs não têm horário, férias, sindicatos e não pagam contribuições sociais com INSS ou FGTS, além de serem muito mais eficientes. Isso pode acabar tendo um impacto relevante não só na criação e manutenção de empregos, mas também, e mais importante, na arrecadação de impostos e consequente financiamento do estado. Por isso Bill Gates está propondo que parte do aumento da eficiência e da redução de custos seja convertida num novo imposto com um destino tão bem definido como o nosso futuro. Sério. A Exame explica a ideia do futuro primeiro trilionário do mundo.


CLICK BAIT DO BEM?

Mídia

Vivemos num mundo no qual o valor do clique é a moeda mais importante do mercado publicitário on-line. É dele, do clique, que gigantes como Facebook e Google geram suas enormes receitas. Mas enquanto alguns veículos se especializaram em criar chamadas e manchete tendo o clique como objetivo principal, independente do conteúdo oferecido, o famoso click bait, a mídia tradicional, na sua maioria, escolheu buscar tráfego pela qualidade do que vêm depois do clique. O que não quer dizer que a manchete ou chamada online não possa ser otimizada e até personalizada, muito pelo contrário. O Digiday conta a experiência do New York Times entregando manchetes diferentes dependendo do dispositivo usado pelo usuário.


QUEM SOMOS, ONDE ESTAMOS E O QUE FAZEMOS ON-LINE

Data

Quase 50% dos usuários de internet estão na Ásia, o acesso exclusivamente através de dispositivos móveis já ultrapassou o acesso fixo e existem hoje cerca de 966 milhões de websites. Esses e muitos outros números estão no anual The State of the Internet 2017, resumido em gráficos aqui pelo aNewDomain.


BOLA DE CRISTAL COM FAROL

Futurismo

São tantas as mudanças que a tecnologia está viabilizando na sociedade que dá muito trabalho acompanhá-las todas. Mas ao mesmo tempo que são muitas e bastante diversificadas, elas parecem convergir para alguns caminhos, nunca alvos claros, pelos quais já estamos avançando. Tudo o que puder ser digitalizado, será, a vida será tão barata que ter dinheiro não será tão importante e a abundância será um problema maior do que a pobreza são três das previsões que os experts fazem para um futuro nem tão distante. Veja outras previsões e suas justificativas que a Singularity University faz.


DEVO, PAGO, RECEBO QUANDO O GOVERNO QUISER. COM JUROS, CLARO.

Economia

A Singularity University com certeza não se refere a dinheiro quando prevê que abundância será um problema, mas isso está acontecendo na Suécia. Lá os juros negativos dos bancos fez com que os contribuintes optassem por pagar ainda mais impostos – mais 40 bilhões de Coroas – e mesmo assim ganharem dinheiro. A Quartz explica essa contabilidade criativa dos suecos (em inglês).


NEGÓCIO OFF-LINE DE UMA AGÊNCIA ON-LINE PARA UM CONSUMIDOR NO LIMBO

UX/off-line

Minha opinião é que a tecnologia quando é boa, é invisível, desaparece no ambiente analógico real. Claro que não estou sozinho nisso, mas tem gente levando esse conceito muito a sério. Juntar o off-line com o on-line numa soma maior do que as partes, parece a grande fronteira a ser explorada uma vez que os dois convivem permanentemente, mas ainda com pouca interação. Com esse objetivo a Huge, uma das principais agências digitais globais, abriu uma cafeteria onde quer explorar, estudar e vender ao seus cliente todas as possibilidades tecnológicas e de experiência que um consumidor pode ter. O presidente da agência explica na Fast Company como sua empresa pretende fazer isso.


FÉRIAS PARA QUEM PODE

Ciência/sociedade

Interação entre on-line e off-line é passado para Elon Musk, um dos mais importantes empreendedores do século. Ele está noutra viagem, muito mais exclusiva e desafiadora. Enquanto os robôs trabalham por nós, ele quer levar gente comum para dar umas voltas na Lua. De férias. Ano que vem. A passagem pode custar perto de US$ 72 milhões e já tem fila. A revista GQ conta mais.


SE FICAR O BICHO PEGA O SPOTIFY

Negócios

O negócio da música foi um dos que mudou mais nos últimos anos, e, depois do iTunes, é o Spotify que domina o mercado global de streaming. Com 40 milhões de usuários pagantes, se tornou uma das principais fontes de receita das gravadoras. Mas isso não quer dizer que a empresa tenha lucro, pelo contrário, ainda depende do dinheiro cada vez mais caro dos investidores para se manter até um IPO que já foi adiado algumas vezes. A última rodada de investimento captou US$ 1 Bilhão em condições que não são exatamente amistosas, a BBC explica quais são.


E JÁ QUE O NEGÓCIO É MÚSICA

Bill Evans é um dos mais importantes pianistas de jazz da história e aqui ele toca dois clássicos com Eddie Gomez no baixo, Marty Morell na bateria e um cabelo de matar de feio.


Receba essa newsletter no seu email semanalmente.


Procuro olhar, analisar e entender para onde nossa sociedade está indo e ajudar empresas e pessoas a estarem preparados para o que vem por aí. Gosto também de me divertir cozinhando, comendo e bebendo, quando prefiro olhar para trás e evitar modinhas e tendências de fim de semana.  – @pacotorras

 

3 comentários sobre “PanoraMix – #01

  1. Pingback: PanoraMix #02 | Paco Torras | PANORA

  2. Pingback: PanoraMix #03 | Paco Torras | PANORA

  3. Pingback: PanoraMix#07 | Paco Torras | PANORA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s