A Nova Economia e a Nova Sociedade – o resumo

O que é preciso conhecer sobre a Nova Economia e seus impactos na sociedade em áreas como Consumo, Trabalho, Educação, Mídia, Negócios, Dinheiro e Governo

 

1 | Introdução

Não, essa série de artigos não irá tratar das mudanças econômicas necessárias para o Brasil voltar aos trilhos, tampouco irá falar economês ou discutir políticas econômicas. A Nova Economia, também chamada de Economia do Compartilhamento, está abaixo disso. É um fenômeno econômico e social muito mais próximo, muito mais pé no chão, muito mais de resultados práticos e cada vez mais presente no nosso cotidiano. É dela e dos seus impactos no dia-a-dia que iremos tratar nessa série de artigos semanais que começa hoje.
Leia o artigo completo…

2 | A Nova Economia e o Novo Consumo

Mudanças nas formas de consumo talvez tenham sido as mais importantes e percebíveis proporcionadas pela nova economia. O consumo permeia todas as outras áreas e não se restringe apenas às transações de compra ou venda – atividades que estão caindo em desuso rapidamente como veremos a seguir – mas acontece também na forma e nos meios usados para consumir serviços e produtos físicos ou digitais.
Leia o artigo completo…

3 | O Novo Trabalho

Junto com as novas formas de consumo, as relações de trabalho sofrem muitas mudanças na nova economia. Com o consumidor agora tendo acesso direto ao fornecedor do serviço, com intermediários que incentivam essa relação ao invés de tentar controlá-la, a quantidade de novos empreendedores por conta própria aumenta enquanto as contratações formais diminuem. Junto com o aumento real do salário mínimo e da automação de algumas atividades, uma nova classe de trabalhadores está surgindo, mais especializada, livre e com mais dinheiro no bolso. Recomendação e reputação são as novas cartas de referência no novo trabalho.
Leia o artigo completo…


VOCÊ JÁ ASSINA NOSSA NEWSLETTER SEMANAL COM UMA CURADORIA SOBRE OS ASSUNTOS MAIS RELEVANTES DA TRANSFORMAÇÃO DIGITAL PELA QUAL ESTAMOS PASSANDO? NÃO?

ASSINE CLICANDO AQUI


4 | Política e Dinheiro. Com quem está o Poder na Nova Economia?

Se há alguém que se sente muito prejudicado pelos impactos da Nova Economia é aquele governo que não cumpre o seu papel de líder incentivador, que deixa de perceber e atender ao novo cidadão e que prefere negar a inovação e manter feudos e concessões por razões políticas. Sem conseguir acompanhar as necessidades da nova sociedade e entendendo que a nova economia reduz a arrecadação de impostos, quando na verdade acontece o contrário, e consequentemente seu poder, legisladores muitas vezes escolhem proibi-la de existir ou funcionar a se apropriar dela e amplificar seus benefícios. Isso não acontece por desconhecimento sobre como funcionam os novos negócios, mas por puro medo de perder o poder e o controle sobre o dinheiro dos cidadãos e trabalhadores.
Leia o artigo completo…

5 | Saco de pão, Google e Netflix. Como vai a mídia na nova economia?

Toda a mídia está passando por um longo momento de transformação. O que era analógico agora é digital, o que era de massa agora é personalizado, o que era escasso é abundante e o pior, o que era pago hoje é grátis, ou quase. E é aí onde mora a principal dor de cabeça dessa indústria tão tradicionalista. Ela detesta mudanças.
Leia o artigo completo…

6 | Três negócios disruptivos que resumem as mudanças pelas quais estamos passando

Disrupção é daquelas palavras que eram pouco usadas e que recentemente ganhou um protagonismo inédito pois coube como uma luva no novo ambiente de negócios viabilizados pela tecnologia. Ruptura e rompimento, que formam a base da sua definição, é o que muitas dessas novas empresas, produtos e serviços têm como objetivo. Além do lucro, claro.
Leia o artigo completo…

7 | O que você tem que saber sobre educação e conhecimento na nova economia

As possibilidades que as novas tecnologias abrem na área de educação são tão enormes que não é fácil acompanhá-las todas. Exatamente como em outras áreas, na educação também estamos vendo o velho convivendo com o novo muitas vezes no mesmo ambiente, na mesma casa, na mesma sala de aula. Poucas áreas precisam tanto da disrupção que a nova economia traz do que a educação.
Leia o artigo completo…

8 | Negócios Sociais dão muito dinheiro e mudam o mundo

Uma coisa que quem acompanha essa série cansou de ler é que tem muita gente ganhando dinheiro tapando buracos e melhorando serviços que supostamente deveriam ser providos ou pelo menos incentivados pelo estado. De transporte a educação já citamos aqui vários exemplos desse tipo de iniciativa que estica a corda de leis arcaicas, monopólios históricos e barreiras institucionais e assim vêm mudando o comportamento, demandas e necessidades da sociedade.
Mas há um tipo de iniciativa que já foi considerada menos importante, mas que ultimamente ganhou um protagonismo não só pelos resultados práticos e financeiros que alcança, mas também pelos impactos sociais que causa. Impacto esse que está estreitamente ligado ao propósito do negócio.
Leia o artigo completo…

9 | IoT – Como a internet invisível vai mudar sua vida

Uma das características mais recorrentes da nova economia é se apropriar de um processo, uma atividade e melhorá-los com o uso da tecnologia. Mais do que melhorar, na verdade o que a gente tem visto é que esses processos são tão profundamente modificados que a gente mal reconhece suas origens, nem lembra mais como eram antes e, quando lembra, fica imaginando como era possível que aquilo funcionasse daquela maneira.
Mas há uma nova área na qual isso vai além, transcende processos e atividades conhecidas, ignora limites físicos ou técnicos, causa disruptura onde nem havia nada para romper e é praticamente invisível. É a Internet das Coisas, ou IoT no seu acrônimo do inglês de Internet of Things que vamos usar ao longo desse artigo.
Leia o artigo completo…

10 | Sua carteira vai ficar ainda mais vazia na Nova Economia

Você já deve ter notado que nada é intocável na Nova Economia. Se há uma área, indústria ou serviço que possa ser virado do avesso com o uso de novas tecnologias, ele será. E como temos visto, isso tem acontecido muito em áreas que até então pareciam protegidas por altas barreiras de entrada, regulamentações, concessões governamentais ou, como no caso dos bancos, pelo poder do dinheiro.
Mas nenhuma dessas barreiras foi capaz de impedir o surgimento das mais novas meninas dos olhos de empreendedores e investidores, as empresas da área de Fintech, ou Finance Technology, tecnologia financeira na sua abreviação em inglês.
Leia o artigo completo…

11| As quatro pessoas que você tem que conhecer para entender a Nova Economia

Quem vem acompanhando essa série de artigos já sabe que a nova economia coloca o indivíduo no centro da sociedade. Tudo parte dele e tudo converge para o seu benefício. É ele quem cria e usufrui de suas criações. É ele que demanda e viabiliza atividades que até então não existiam ou não lhe satisfaziam plenamente. Por isso, para encerrar a série de artigos, não poderia deixar de falar das pessoas que fazem a nova economia. De quem rompeu paradigmas, entendeu o que o a sociedade estava pedindo e criou produtos, serviços e empresas que a estão nos transformando nessa sociedade mais transparente, participativa e cheia de novas oportunidades. Um admirável mundo novo feito por gente quase como a gente.
Leia o artigo completo…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s