Energia solar em três inciativas pelo mundo, inclusive no Brasil

Três notícias bacanas mostram que a energia solar veio para ficar e em breve vai fazer parte de verdade do nosso dia a dia.

estacionamento-solarNo Rio o campus da UFRJ no Fundão vai inaugurar na próxima terça-feira o maior estacionamento coberto por placas que geram energia do Brasil. Um investimento de R$ 1,6 milhão financiado com créditos de ICMS cobrado na atual conta de luz da universidade que vai gerar 992 kWp.

1348endtest_mit_gruenem_rasen_4_1Na Alemanha um vilarejo inteiro já produz quatro vezes mais energia do que consome graças a ter todos os tetos das casas cobertos de placas fotovoltaicas. São11.000 m2 de placas que geram 420 mil kWh. O que não é usado é vendido à distribuidora e revertido aos moradores.

size_960_16_9_solar-googleNos EUA o Google lançou uma ferramenta que ajuda proprietários e empresas a calcular o potencial de captação de energia solar dos seus telhados e decidir se a instalação de painéis fotovoltaicos vale ou não a pena. O Google que investe forte em energias renováveis, especialmente a solar, acredita no efeito cascata entre vizinhos para ampliar a adoção de painéis solares como fonte de energia.

Alguns fatos contribuem para essa acelerada na adoção da energia solar:

– Preços de equipamento e instalação caíram cerca de 60% nos últimos dez anos;
– Incentivos fiscais ajudaram nessa queda o que viabilizou o surgimento de diversas grandes iniciativas;
– A possibilidade de vender a energia excedente produzida para a companhia elétrica ajuda a acelerar o payback da instalação.
– O custo da energia distribuída aumentou muito, principalmente no Brasil, o que torna a energia solar mais atraente para investidores e consumidores.

Bacana ver como uma tecnologia que era praticamente inacessível ao cidadão comum até pouco tempo atrás, hoje pode estar em praticamente qualquer residência e se tornou item obrigatório no planejamento energético de qualquer empreendimento maior.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s