Recarregando carros elétricos em movimento

Dois dos grandes problemas a serem resolvidos para os carros elétricos se tornarem a primeira escolha de quem vai comprar um carro novo são o custo, basicamente o da bateria, e a autonomia do veículo que hoje anda em torno de apenas 140 quilômetros por carga. A distância é suficiente para o uso urbano diário mas está longe de viabilizar passeios mais longos o que acaba inibindo potenciais compradores, claro.

battery_priceA diminuição do preço das baterias é uma questão técnica. Já caiu muito nos últimos anos e vai cair mais nos próximos com o aumento do volume fabricado. Mas a autonomia das baterias, inclusive a do seu celular, não evoluiu tanto. Por isso as propostas para diminuir esse problema passam por formas de recarregar baterias mais rapidamente. Para os carros isso é fundamental.

Ao contrário do Brasil, que entende não ser a hora de incentivar o uso de energias alternativas, o governo Inglês investe no futuro e numa solução que pode ajudar a adoção de veículos elétricos por quem viaja pelas rodovias do país.

Recarregando a bateria do carro em movimento
lead_largeO projeto que entra em testes ainda em 2015, possui linhas eletrificadas sob o asfalto das estradas que transmitem a eletricidade pelo ar para um receptor localizado no veículo. Uma tecnologia similar a usada pela Ikea nos seus móveis que recarregam celulares.

O sistema é limpo e seguro e pode ser o pulo do gato para resolver o problema de autonomia dos veículos elétricos. Para ficar melhor só se ele funcionasse em conjunto com os painéis solares que geram energia usado em ciclovias na Holanda.

Tudo dando certo poderemos ter não só estradas gerando energia, mas transmitindo essa energia para os carros que trafegam nela. E que em breve serão autônomos :).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s