Duas cidades dando exemplo de como lidar com negócios disruptivos

Ao contrário do Brasil que anda preferindo simplesmente proibir, prender e cassar, a Cidade do México e a Catalunha preferem regulamentar os novos modelos de negócios que estão surgindo.

O governo catalão é o primeiro na Espanha a criar uma regulamentação para que qualquer um possa alugar quartos temporariamente utilizando plataformas como AirBnB e Homeaway. Os proprietários poderão hospedar turistas por períodos de até 31 dias consecutivos e no máximo durante quatro meses no ano. Deverão também registrarem-se no órgão regulamentador e avisar aos vizinhos que estão alugando quartos. Respeito, limites e responsabilidade.

Já a Cidade do México é o primeiro município da América Latina a enfrentar os taxistas e regulamentar serviços como Uber e Lyft. Todos os motoristas do DF que utilizem esse tipo de plataforma deverão ter uma licença que custa US$ 100 por ano, pagar 1,5% de impostos e usar um carro que valha no mínimo US$ 12.650. Nada mais justo.

Barcelona é sempre uma referência para nossos prefeitos e o México aquele com quem estamos sempre competindo entre os sul-americanos em desenvolvimento, quem sabe esses dois exemplos não sirvam de inspiração para que paremos de brigar contra o futuro. Futuro?

Um comentário sobre “Duas cidades dando exemplo de como lidar com negócios disruptivos

  1. Pingback: Política e Dinheiro. Onde está o poder na Nova Economia? | Panora

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s