Sacolas reutilizáveis e alimentos orgânicos são bons para a saúde e o meio ambiente?

Olhem só como a vida está ficando cada vez mais difícil: Um estudo conduzido por dois pesquisadores americanos descobriu que quem leva sua própria sacola reutilizável o fazer compras é 7% mais propenso a comprar junk-food.

Esses consumidores, que também são 13% mais propensos a comprar alimentos orgânicos, ao realizarem um ato nobre e responsável como levar sua sacola, se sentem autorizados a uma auto-indulgência, um presente, uma escapada da dieta na forma de junk-food. Quer dizer, você acha que está colaborando com o meio ambiente e com sua saúde e por isso merce um prêmio. Prêmio?

Além da questão da saúde individual há outras duas que quem usa sacola reutilizável deveria levar em conta, pois impactam toda a sociedade.

bagsonbrickPara ser ambientalmente responsável, a sacola de polipropileno deve ser usada no mínimo onze vezes. Se a sacola for de lona a situação piora, são no mínimo 131 usos para que seu impacto no meio ambiente seja menor do que uma sacola plástica comum dessas que hoje são usadas nos principais mercados. Fazendo compras duas vezes por semana, sua linda sacola assinada pelo seu designer favorito que você comprou na feirinha orgânica do bairro só começa a ser verde depois de aproximadamente 14 meses.

 Completando o cenário, alimentos orgânicos têm comprovadamente um prazo de validade bem mais curto, e isso pode aumentar ainda mais o descarte de de comida. Um tipo de descarte que no mundo todo atinge o equivalente a 3.5 bilhões de toneladas métricas de carbono sendo o terceiro maior gerador de gases que causam o efeito estufa do planeta, atrás da China e dos EUA.

Então, na próxima vez que você levar sua sacola reutilizável ao mercado pense que talvez, quem sabe, há outras maneiras de ajudar o meio ambiente e ao mesmo tempo manter uma alimentação saudável. Aí sim talvez você mereça um prêmio.

Com a The Atlantic.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s