São Paulo na idade média em materia de legislação para o transporte público

Depois da polêmica proibição do foie-gras, um dos mais antigos itens de gastronomia do mundo, e depois que mais de cinquenta leis foram criadas pelo mundo nos últimos 14 meses para adaptar legislações ultrapassadas às novas relações de trabalho, modelos comerciais e negócios disruptivos que não existiam até pouco tempo, a cidade de São Paulo também proíbe o funcionamento do Uber, um dos mais novos negócios criados na nova economia.

Nos dois casos não teve adaptação, negociação ou regulamentação foi pura e simples proibição.

Sob forte pressão dos sindicatos de taxistas que já disseram que poderia haver mortes, por 48 votos contra 1 a câmara de vereadores de São Paulo preferiu simplesmente manter as coisas como estão ao invés de propor uma solução. E dane-se o consumidor.

Serviços como o Uber que quebram monopólios e oferecem serviços melhores e mais baratos do que os historicamente estabelecidos, têm causado enormes discussões em todo o mundo e já foram proibidos em alguns países o que mostra a força dos monopólios não só aqui.

Mas há casos onde se chegou a um consenso onde todos ganham. Em Londres o Uber se associou aos taxistas e criou o UberTaxi. No estado do Colorado, nos EUA, o Uber foi totalmente enquadrado na legislação como mais um serviço de transporte público. Já Boston está usando os dados dos trajetos feitos por passageiros do Uber para melhorar o planejamento urbano.

Enfim, há inúmeras maneiras de uma cidade e seus cidadãos se beneficiarem de serviços como o Uber, mas São Paulo parece ter preferido não buscar uma forma de ter mais um serviço de transporte público de qualidade nem de aproveitar a oportunidade para melhorar os já existentes. Parece que está tudo bem com o transporte urbano por lá.

No caso do Uber, a decisão da câmara de vereadores ainda tem que passar por uma segunda votação e pela sanção do prefeito. Vamos aguardar para confirmar que o motor da economia nacional prefere se manter na idade média, quando foi criado o foie-gras, a criar um agora melhor para seus cidadãos.

Um comentário sobre “São Paulo na idade média em materia de legislação para o transporte público

  1. Pingback: Política e Dinheiro. Onde está o poder na Nova Economia? | Panora

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s