Falta de educação rima com recessão

Educação é um tema recorrente aqui, pois acreditamos que não há nova sociedade sem uma nova educação. E isso não vale só para o Brasil. Com raras exceções todos os países podem melhorar seus sistemas educacionais para atender não só uma demanda crescente mas principalmente para se atualizar com o mercado.

Potencial crescimento1A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) divulgou recentemente um dos mais completos rankings globais de qualidade de educação. Nele a principal observação é que há um enorme potencial de crescimento econômico para um país que proporcionar educação básica para todos os jovens até 15 anos de idade. Se isso acontecesse no Brasil, poderia aumentar sete vezes o PIB do país.

Segundo o ranking, o Brasil está na 60ª posição entre os 76 países estudados. No topo da lista estão Cingapura, Hong Kong, Coréia do Sul e Japão. Conforme afirma a OCDE, um baixo nível de educação pode manter o país em um permanente estado de recessão.

O ranking é elaborado a partir dos resultados do PISA, teste global de conhecimento aplicado aos alunos do ensino médio, e torna possível comparar o desempenho educacional dos países “para descobrir pontos fortes e fracos e ao mesmo tempo ver o benefícios a longo prazo de melhoras na qualidade do ensino”.

O bom exemplo vem de Cingapura que nos anos 60 tinha altos índices de analfabetismo.

Claro que investir em educação é um projeto de longo prazo, que demanda políticas de estado alinhadas também às necessidades de crescimento do país. Mas se por um lado é péssimo ver a posição do Brasil no ranking da OCDE, é ótimo ver que nem tudo está perdido e que temos um enorme potencial de crescimento que só depende de que políticas adequadas sejam implementadas e mantidas. Bons exemplos não faltam.

Crédito da imagem: BBC

2 comentários sobre “Falta de educação rima com recessão

  1. Pingback: Não é só tecnologia que vai resolver os problemas na educação | Panora

  2. Pingback: 7 | O que você tem que saber sobre educação e conhecimento na nova economia | Panora

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s