A nova economia da nova economia

O AirBnB é um dos ícones da nova economia. Viabilizando de forma simples e direta acomodações temporárias em mais de 34.000 cidades de 190 países, está avaliado em US$ 20 bilhões e mudou o mercado de hospedagem globalmente.

Não só mudou a forma como viajantes buscam quartos como também criou um ecossistema de outras empresas ao seu redor que visam satisfazer necessidades desses novos anfitriões e hóspedes que usam o AirBnB e serviços similares como Homeaway e FriendlyRentals.

Essas novas empresas que fazem parte da nova indústria do compartilhamento visam complementar a cadeia de serviços necessários para que hóspede e anfitrião tenham a melhor experiência possível.

Elas oferecem serviços como recepção dos hóspedes quando o anfitrião não está disponível, limpeza e lavanderia, suporte 24/7 para hóspedes, compras de supermercado para que o viajante não tenha que perder tempo com isso, otimização de tarifas para anfitriões e vários outros.

hostmaker

A inglesa Hostmaker por exemplo oferece todos os serviços de um hotel para os hóspedes de um apartamento além de gerir todo o processo de aluguel para o anfitrião.

Já a MyRentalHost tem foco apenas no anfitrião e formou um pool de apartamentos que administra integralmente, quase como um imobiliária.

Beyond Pricing e a AirDNA fornecem inteligência para otimização de tarifas e calendário melhorando a rentabilidade dos imóveis.

A TimeResQ, que está em 16 cidades européias, entrega logo depois que o hóspede chega ao imóvel uma caixa com ítens de supermercado ou farmácia escolhidos por ele evitando a perda de tempo tendo que ir fazer compras.

Esse mesmo fenômeno de surgimento de um ecossistema ao redor desses novos negócios disruptivos não acontece somente com o AirBnB mas é natural em qualquer ambiente no qual existam empreendedores de olho nas oportunidades e um governo que incentive esse tipo de iniciativa que gera renda, impostos e empregos raramente contabilizados por aqueles que ainda insistem em dizer que a nova economia tira dinheiro e trabalho da velha economia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s