Fornecer hardware de qualidade e barato sempre foi um enorme desafio aceito por inúmeras empresas na história. Na maioria das vezes isso só era possível investindo muito dinheiro no desenvolvimento e produção para atingir algum enorme mercado potencial que tenha sido detectado.
No mundo da tecnologia, com a velocidade com que a indústria evolui e o mercado cresce, isso tem se tornado padrão. Computadores, tablets e smartphones custam hoje uma fração do que custavam uma década atrás além de serem muito melhores e mais rápidos.
Mas a Next Thing Co. de Oakland, na Califórnia acha que podemos fazer ainda melhor e os novos modelos de negócios disruptivos a ajudam a não precisar ter um mercado gigante inicial para conseguir preços baixos.
Usando a plataforma de crowdfunding Kikcstarter para financiar a produção inicial, a empresa criou um pequeno computador batizado de Chip com a capacidade de processamento semelhante a de um smartphone simples que pode mudar o modelo econômico de produção de hardware conectados.
Por apenas US$ 9,00, o Chip roda um sistema operacional de de software aberto, possui bluetooth e wifi além de conexões para rede, monitor e usb como você pode ver na imagem acima.
Mesmo sendo apenas um protótipo já arrecadou mais de US$ 700.000 para a produção inicial que deve ficar pronta em setembro de 2015.
O Chip pode até ser usado como um computador comum, mas seu mercado principal é o de produtores de outros tipos de hardware que com ele podem não só viabilizar tecnicamente mas também financeiramente seus projetos.
Com o aumento enorme de objetos conectados – a tão falada Internet das Coisas – se o chip se mostrar um bom produto poderemos em breve ver o mercado invadido por novos equipamentos ainda mais baratos do que a evolução da tecnologia tem tornado possível até agora.
Artigos relacionados: Europa querendo taxar financiamento coletivo, o crowdfunding