Como será a religião no futuro do mundo

O Pew Research Center é um dos principais institutos de pesquisas globais do mundo e um de seus últimos estudos tenta fazer um panorama do futuro das religiões nos próximos cem anos. Conheça alguns resultados da pesquisa.

Até 2050

  1. Na Europa 10% da população será de muçulmanos que também irão se equiparar ao número de cristãos no mundo – 2.9 bilhões de cristãos e 2.8 bilhões de muçulmanos – somando 70% da população mundial. A religião muçulmana vai crescer mais rápido do que qualquer outra. Além de 2050, se o mundo ainda existir, os muçulmanos terão a maior quantidade de fiéis com quase 35% da população total.
  2. Quatro em cada 10 cristãos do mundo vão viver na África subsaariana.
  3. A Índia irá continuar com sua maioria Hindu e será também o país com mais muçulmanos do mundo,ultrapassando a Indonésia.
  4. Nos Estados Unidos, a quantidade de cristãos cairá de mais de 75% da população em 2010 para 33% em 2050 e o Judaísmo já não será a maior religião não-cristã. Muçulmanos serão mais numerosos nos EUA do que as pessoas que se identificam como judeus.
  5. A quantidade de judeus será de pouco mais de 16 milhões no mundo, crescendo apenas 16% em relação a 2010.
  6. O número de pessoas com alguma religião irá aumentar de 84% para 87% da população mundial.
  7. Os pouco mais de 13% sem filiação religiosa estarão em países com baixa taxa de fertilidade como Europa ocidental, América do Norte, China e Japão.
  8. O cristianismo perderá mais fiéis do que qualquer outra religião e França, Macedônia, Nova Zelândia, Bósnia-Herzegovina e Holanda deixarão de ter cristãos como maioria. O país com o maior número de cristãos será os Estados Unidos, seguido do Brasil e da Nigéria.
  9. Percentualmente a religião muçulmana irá crescer de 23.2% para 29.7% da população mundial, basicamente porque seus fiéis são hoje mais jovens e a taxa de fertilidade dos seus praticantes é maior do que a das demais religiões. Será a única das principais religiões a crescer mais do que a taxa de crescimento da população global.
  10. Cristãos e Hindus irão crescer cerca de 35% mantendo praticamente iguais suas participações na população global.

Conheça o estudo e baixe seus dados completos aqui.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s