Europa querendo taxar financiamento coletivo, o crowdfunding

Os novos negócios viabilizados pela tecnologia não param de causar impacto na sociedade e são em geral uma dor de cabeça para governos que não sabem como tratar principalmente os modelos comerciais e as relações de trabalho criadas.

O crowdfunding europeu é a mais nova vítima.

Criado inicialmente para financiar projetos pessoais como livros e filmes, essa modalidade de financiamento coletivo foi adotada por pequenas e médias empresas para viabilizar novos produtos e cresceu muito nos últimos anos atingindo US$ 16bi em 2014. As empresas ais conhecidas nessa área são a Kickcstarter e a Indiegogo nos EUA e a Kikcante e Catarse no Brasil.

O que hoje é tratado como uma doação ou um investimento, já que quem contribui recebe um brinde ou desconto na aquisição do produto, agora está sendo visto efetivamente como uma venda pelos governos europeus.

Por essa ótica, a empresa que levantar dinheiro por meio de crowdfunding teria que pagar até 23% de impostos sobre o valor de qualquer bem enviado a quem participou do financiamento. Os críticos dizem que isso irá inibir novos investimentos e consequentemente a inovação, criação de novos negócios e empregos.

A decisão depende de se as plataformas de financiamento coletivo possuem uma relação jurídica com o beneficiário ou não e se o que esses beneficiários recebem, que pode ser desde um chaveiro até produtos de centenas de Euros, seriam taxáveis ou não.

Uma longa discussão que quando chegar por aqui, com a complexa estrutura tributária que temos associada ao apetite arrecadador sem fim do nosso governo, tem tudo para complicar ainda mais o já difícil ambiente empreendedor brasileiro.

Clique aqui e veja a lista dos maiores projetos já financiados por crowdfunding.

2 comentários sobre “Europa querendo taxar financiamento coletivo, o crowdfunding

  1. Pingback: Um computador de US$9. Nove. Dólares. | The New Society

  2. Pingback: Política e Dinheiro. Onde está o poder na Nova Economia? | Panora

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s