O mundo em 2025

Você está preparado?

Prever o futuro não é para qualquer um mas 2025 está logo ali e a Singularity University se permitiu prever oito áreas onde irão haver enormes mudanças na próxima década.

1. Um cérebro humano por US$ 1.000
Em 2025, com US$ 1.000 você deve poder comprar um computador capaz de calcular em 1016 ciclos por segundo (10.000 trilhões de ciclos por segundo), velocidade de processamento equivalente a do cérebro humano.

2. Um trilhão de sensores como negócio
A Internet das Coisas (IoT na sigla em inglês) é formada pelas conexões em rede entre dispositivos, pessoas, processos e dados. Em 2025, ela terá mais de 100 bilhões de dispositivos conectados, cada um com uma dúzia ou mais sensores de coleta de dados. Isto levará a uma revolução de dados além da nossa imaginação. Um relatório recente da Cisco estima que a IoT irá gerar novos negócios no valor de 19 trilhões de dólares.

3. Conhecimento Perfeito
Estamos caminhando para o mundo do conhecimento perfeito. Com um trilhão de sensores que recolhem dados em todos os lugares (carros autônomos, sistemas de satélite, drones, wearables, câmeras), você vai ser capaz de saber tudo o que quiser e consultar os dados de respostas e insights a qualquer hora, em qualquer lugar, .

4. 8 Bilhões de pessoas hiper-conectadas
O Facebook (Internet.org), SpaceX, Google (Project Loon), Qualcomm e Virgin (oneweb) estão planejando fornecer conectividade global para cada ser humano na Terra a velocidades superiores a um megabit por segundo.

A Businessman searches with a pair fo binoculars

Vamos crescer de três para oito bilhões de seres humanos conectados, acrescentando cinco bilhões de novos consumidores na economia global. Eles representam dezenas de trilhões de novos dólares para a economia global. E eles não estão apenas on-line, como fizemos há 20 anos com um modem de 9600bps. Eles estão on-line com uma conexão de 1 Mbps e acesso à toda informação do mundo no Google, a impressão 3D na nuvem, Amazon Web Services, inteligência artificial com o Watson da IBM, crowdfunding, crowdsourcing, e muito mais.

5. A nova Saúde
As instituições de saúde existentes serão esmagados pelos novos modelos de negócios melhores e mais eficientes que estão emergindo nessa área. Milhares de startups, bem como de gigantes como Google, Apple, Microsoft, SAP, IBM, etc. irão entrar nesse lucrativo setor de 3.8 trilhões de dólares com novos modelos de negócios que desmaterializam, desmonetizam e democratizam o sistema burocrático e ineficaz de hoje.

Sensores biométricos (wearables) e Inteligência Artificial vão fazer cada um de nós os donos de nossa própria saúde. Sequenciamento genômico em grande escala e máquinas que aprendem vão nos permitir entender a causa do câncer, doenças cardíacas e neurodegenerativas e como tratá-las. Cirurgiões robóticos poderão realizar procedimentos cirúrgicos autônomos sempre perfeitos por centavos de dólar. Cada um de nós será capaz de regenerar o coração, fígado, pulmão ou rim quando precisarmos em vez de esperar um doador morrer.

6. Realidade Virtual e Aumentada
Os bilhões de dólares investidos pelo Facebook (Oculus), Google (Magic Leap), Microsoft (Hololens), Sony, Qualcomm, HTC e outros irão levar a uma nova geração de telas e interfaces de usuário.

A tela tal como a conhecemos – em telefones, computadores e TVs – vão desaparecer e ser substituídas por óculos. Nada parecidos com o Google Glass, mas sim iguais aos que os fashionistas estão usando hoje. O resultado será um enorme impacto em indústrias que vão desde o varejo ao setor imobiliário, educação, viagens, entretenimento e as maneiras fundamentais como os seres humanos agem.

7. JARVIS para todos
A pesquisa sobre inteligência artificial irá fazer progressos na próxima década. Se você acha que o Siri do iPhone é útil agora, daqui a uma década ele será muito mais como o JARVIS, assistente virtual do Homem de Ferro, com capacidade de compreender e responder. Empresas como a IBM Watson, DeepMind e Vicarious irão desenvolver sistemas de inteligência artificial de última geração.
Se você ainda não ouviu falar do blockchain, recomendo ler sobre ele. Você pode ter ouvido falar do Bitcoin, uma moeda virtual descentralizada, democratizada e com criptografia altamente segura com base na blockchain. Mas a verdadeira inovação é o próprio blockchain, um protocolo que permite transferências de valores e ativos de forma segura e direta (sem um intermediário).

Resumindo: Vivemos tempos incríveis onde as únicas constantes são a mudança e a velocidade com a qual ela acontece cada vez mais rápido.

Com SingularityHub: http://goo.gl/s4vOqR

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s